A inteligência artificial ganhou muito espaço na vida cotidiana das pessoas com o passar dos anos, tornando-se uma realidade que impacta diversas áreas do dia a dia à medida dos avanços.
O conceito de inteligência artificial já faz parte da rotina empresarial de muitas companhias ao redor do mundo, por conta dos benefícios que ela traz, e pode auxiliar até mesmo o seu negócio.
Essa tecnologia é uma ferramenta indispensável para dar base às ferramentas e operações, bem como uma garantidora de uma maior integração nas operações dos agentes da cadeia produtiva.
Quer saber mais sobre a inteligência artificial e como ela vai te ajudar a otimizar os processos da sua empresa? Continue a ler e descubra!
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial, ou IA, se refere à criação de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
Em outras palavras, ela tem o objetivo de desenvolver aparatos tecnológicos que têm a capacidade de simular o raciocínio humano. Isto é, ela procura criar, com auxílio da tecnologia, dispositivos capazes de perceber, entender, aprender, tomar decisões e resolver problemas de forma análoga a maneira como fazemos isso.
Essa tecnologia te a capacidade de julgamento e tomada de decisão acontece através de comandos construídos através de um processo de programação, conhecidos como algoritmos.
São os algoritmos os responsáveis pelas diretrizes que irão definir o foco de atuação das inteligências artificiais, o que faz com que elas sejam empregadas em tantos setores diferentes, como comércio, serviços, etc.
Como funciona a inteligência artificial?
De maneira simplificada, a inteligência artificial funciona por meio da coleta e da combinação de um grande volume dados seguido da identificação de determinados padrões nesse conjunto de informações.
Esse processo geralmente se dá pela utilização de algoritmos pré-programados, o software consegue tomar decisões e realizar tarefas de maneira autônoma.
Os dois principais métodos dos quais uma IA pode reproduzir o comportamento humano são:
- Machine learning: traduzido para nossa língua é chamado de aprendizado de máquina, que é o processo que acontece de maneira automatizada. O reconhecimento e a reprodução de padrões são feitos pela IA com base na sua experiência prévia, adquirida pela utilização de algoritmos.
- Deep learning: traduzido como aprendizado profundo, que é um subcampo do machine learning que utiliza redes neurais (unidades conectadas em rede para a análise de bancos de dados e informações) para emular o cérebro humano.
Como a inteligência artificial otimiza processos da empresa?
Esse tipo de tecnologia traz uma vasta gama de benefícios na otimização dos processos de empresa. Por isso separamos para vocês onde e como a inteligência artificial otimiza seus processos:
1. Uso do Chatbot
Os chatbots são assistentes virtuais que fazem parte da IA, eles são usados para otimizar o atendimento ao cliente.
Este esse robô virtual fornece respostas rápidas e precisas para perguntas do cliente, além de conseguir lidar com solicitações simples, e terem disponibilidade em qualquer momento.
Sendo assim a IA permite que os chatbots atuem no suporte e segmentação de necessidades de clientes. Assim, a mão de obra humana atuará somente nos atendimentos mais complexos e terá mais informações devido à triagem do sistema.
2. Produtividade da equipe
A produtividade e eficiência das equipes também são impactadas pelo avanço dos recursos de inteligência artificial. Isso porque eles podem tomar contas de tarefas repetitivas e que não demandam constante supervisão.
Assim seus colaboradores focam em atividades realmente importantes, além das ferramentas de IA agilizar processos, reduzindo o tempo gasto para finalizar cada um deles.
3. Reduz custos
As ferramentas que essa tecnologia trás com sua implantação, centraliza vários recursos em um só lugar. Sendo assim, você não precisa adquirir diversos softwares ou aumentar a equipe da companhia.
Outro ponto importante, é que reduz a incidência de erros nas operações, e evita de você perder dinheiro a curto e longo prazo.
4. Análise de dados
Com a crescente necessidade de empresas terem uma cultura Data-Driven, a Inteligência Artificial é uma aliada importante nesse processo.
Isso se deve ao fato dela poder analisar grandes volumes de dados de maneira rápida e eficiente, identificando tendências.
5. Automação de processos
Em uma era que utilizamos muito do ChatGPT, o que mais se fala é sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar na automação de processos.
Embora essa tecnologia ainda não substitua a mão de obra humana, é possível automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, deixando as mais criativas, que demandam tempo e que são estratégicas para os seres humanos.
Nesse sentido, é possível ter maior eficiência e produtividade.
6. Cibersegurança
Outro uso da IA nas empresas e indispensável, é na cibersegurança, que facilita a detecção de ameaças e, consequentemente, prevenindo ataques cibernéticos.
Para que isso funcione de fato, são usados algoritmos previamente treinados para identificar padrões suspeitos e alertar profissionais de segurança digital sobre potenciais males.
Pronto agora você sabe mais o que é a inteligência artificial e como ela pode ajudar a otimizar os principais processos da sua empresa. Continue atento aos conteúdos que iremos lançar para se aprimorar mais em assuntos de softwares, tecnologia e muito mais!