Você pôr a caso já se questionou a respeito de quais são os impactos da inteligência artificial nas empresas? Afinal, essa tecnologia está em alta e é quase impossível passar um dia sem ouvir falar de um avanço ou uso de ferramentas desse tipo.
A tecnologia transforma constantemente o modo como os empreendimentos fazem negócio. Isso se intensificou nos últimos anos com o avanço da Transformação Digital.
A inteligência artificial (IA) está no centro da transformação, desempenhando um papel fundamental em diversos setores. Podemos citar a melhoria da experiência do consumidor, a segurança dos pagamentos e oferecendo insights valiosos para a tomada de decisão.
Se interessou pelo assunto? Quer saber mais sobre IA e como implantá-la com uma estratégia de sucesso? Fique tranquilo pois no artigo de hoje nós responderemos a essas perguntas. Continue a ler para saber mais!
O que é inteligência artificial (IA)?
A inteligência artificial em sua forma mais simples, é uma área da ciência da computação que se dedica a criar sistemas e programas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
Na verdade, o seu objetivo é principalmente simular a capacidade humana de pensar para tornar o dia a dia mais fácil, seja na hora de fazer uma busca na internet, acessar nossos conteúdos favoritos no streaming ou até resolver um problema pelo chat da empresa.
Até alguns anos, esse era um conceito visto apenas em filmes de ficção científica e bem longe da realidade para a maioria das empresas, era quase fantasioso. Porém, com os avanços tecnológicos no decorrer do tempo, elas passaram a promover uma verdadeira transformação digital.
Como consequência, softwares que utilizam IA se tornam cada vez mais comuns e acessíveis a cada dia que passa.
7 principais benefícios da I.A
Agora que você sabe melhor sobre o que é a inteligência artificial, está na hora de falarmos um pouco dos seus benefícios no ambiente empresarial. Para isso separamos 7 principais:
Análise de dados avançada
A primeira vantagem de utilizar da I.A é a possibilidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, isso permite a identificações de padrões e insights que seriam difíceis de serem percebidos manualmente.
Dessa forma você não precisará perder tempo tentando encontrar esses pontos na mão, ou seja, você terá uma tecnologia que fará isso por você economizando tempo e dinheiro.
Redução de custos operacionais
Ao olharmos no panorama geral de atividades operacionais realizadas pelos funcionários, é possível notar um alto volume de tempo gasto em tarefas que demandam muito tempo, embora sejam necessárias.
Porém, se compararmos o investimento em uma Inteligência Artificial e os gastos anuais para a realização daquelas tarefas repetitivas, por exemplo, conseguimos visualizar uma economia imensa para a organização.
A inteligência artificial ainda proporciona uma economia a longo prazo e oportunidades de escalabilidade para a empresa.
Otimização dos processos
Uma das oportunidades que inteligência artificial proporciona para os negócios é a otimização desse e de outros processos repetitivos.
Por serem programadas para identificar padrões e agir de acordo com eles, essa tecnologia consegue inserir dados e analisar documentos automaticamente. Assim, as equipes podem focar em tarefas que necessitam de intervenção humana, por serem mais complexas.
Personalização de experiências
Com o apoio dessa tecnologia, as empresas terão a opção de personalizar as experiências do cliente com base em preferências individuais e histórico de compras.
E mais, além de personalizar a base é possível realizar um atendimento automático com essa tecnologia, que também será capaz de personalizar conversas com seu cliente e impulsionar a experiência dele.
Eleva a segurança da informação
A segurança da informação também é uma preocupação constante das empresas, especialmente se elas estão massivamente presentes no meio digital. Há a necessidade de manter seus dados seguros e evitar que sofram hackea mento.
Portanto, quando se trata de buscar falhas no sistema de defesa dos computadores, a Inteligência Artificial é uma grande aliada, ela irá exercer um papel de segurança garantindo que tais ataques não prejudiquem seu negócio.
Redução de Falhas e do Retrabalho
Com o uso da inteligência artificial os erros humanos são reduzidos, já que um robô de software que não é impactado pela exaustão de uma atividade e não é afetado pelo excesso de informação.
Dependendo de como foi o dia de trabalho, ao chegar no final, o funcionário poderá não ter a mesma atenção de antes. O que pode acarretar falhas na operação e em retrabalhos desnecessários.
Outra questão é a própria limitação de análise. Quando comparado a um robô, que analisa milhares de dados por segundo, o humano tem menor capacidade de tomada de decisões que exigem uma grande apuração de dados.
Aumento das oportunidades de negócios
Um último impacto da transformação digital e inteligência artificial é o aumento das oportunidades de negócios. Isso porque a análise de dados permite identificar padrões de consumo que indicam altas ou baixas de vendas, ou até o surgimento de novas tendências.
No final, é possível ter uma visão mais ampla do mercado que sua empresa está inserida e aproveitar as informações adquiridas com a I.A para investir com mais assertividade.
Outro ponto interessante é que o avanço dessa tecnologia cria vários postos de trabalho diariamente. Em síntese, porque é preciso ter pessoas capacitadas para criar ferramentas e ainda trabalhar com elas nas empresas, certo?
Como implantar I.A na sua empresa
Conseguiu compreender quais são os impactos positivos da inteligência artificial? Pôr a caso ficou com vontade de implementar essa tecnologia no seu negócio? Então fique tranquilo, pois abaixo separamos algumas dicas importantes sobre como começar a implantar a I.A na sua empresa:
1. Defina os objetivos
Antes de você iniciar o processo de implementação da IA, é crucial definir objetivos principais e resultados que o seu negócio espera conseguir com isso. Determine quais problemas específicos a I.A pode resolver e como está se alinha à estratégia corporativa da sua empresa.
2. Comece projetos piloto
Em vez de implementar a IA em toda a empresa de uma vez só, procure começar com projetos piloto em áreas específicas, seja por exemplo em marketing ou suporte. Isso permitirá avaliar o desempenho da solução adotada e fazer ajustes se necessário.
3. Escolha as ferramentas certas
É muito importante você ter cuidado em escolher as ferramentas de implementação corretas para atender aos objetivos do seu plano de negócios.
Existem alguns softwares completos que integram diversas funcionalidades, por exemplo, os sistemas de CRM, que se conectam com os chatbots e outros canais de atendimento, são ótimos.
4. Capacite sua equipe
Além de implementar a ferramenta você deve garantir que suas equipes estão preparadas para trabalhar com IA. Não adianta investir neste tipo de tecnologia se seus colaboradores não sabem o que fazer com as ferramentas.
Logo, promover capacitações frequentes, para ensiná-los sobre os usos e funcionalidades dos softwares é uma excelente opção.
5. Comece projetos piloto
Em vez de implementar a I.A em toda a empresa de uma vez só, procure começar com projetos piloto em áreas específicas, seja por exemplo em marketing ou suporte. Isso permitirá avaliar o desempenho da solução adotada e fazer ajustes se necessário.
6. Monitore os resultados
Como última dica, lembre-se de monitorar os resultados das ações da implantação. Afinal, como saber se foi um sucesso, se você não analisar o cumprimento dos objetivos?
Portanto, acompanhe todo o processo e defina as métricas para verificar se a ação foi um sucesso ou se é necessário rever uma ou mais etapas. Isso garante que
Agora que você já sabe como implementar uma estratégia de inteligência artificial de sucesso, continue atento aos conteúdo da BSource para se aprimorar ainda mais em softwares, tecnologia e muito mais!